Está fazendo sucesso na Internet um vídeo copiado de uma das apresentações do Jornal do Almoço transmitido, na semana passada, pela RBS TV Florianópolis (SC).
Gaúcho - com passagens pelo jornalismo esportivo nas Rádios Gaúcha e Guaíba, em Porto Alegre, - o comentarista, radicado em Santa Catarina há mais de 30 anos, afirma tudo aquilo que muitos não tiveram coragem de dizer na televisão e não escreveram nos jornais, sobre a farra das passagens. O mínimo que Prates dedica aos parlamentares - que viajaram e embarcaram familiares, namoradas etc para passeios pelo Brasil, Estados Unidos e Europa - é que são uns "safados".
O comentário coincidiu com a semana em que empresários, lojistas, operários - cidadãos, enfim - estavam entregando suas declarações de imposto de renda. Na prática, "dinheiro para gente que não tem vergonha na cara, mandar amigo sirigaitar em Miami, em Paris em Roma, onde quer que seja e não lhes vai acontecer nada".
Prates - anunciado no seu próprio blog como "uma das vozes mais polêmicas do grupo RBS - observa que "se o povo fechasse o pulso e fosse para Brasília destituir os imorais, nós teríamos hospital com condições de atender a população pobre, teríamos colégio de qualidade para os carentes da sociedade brasileira, teríamos estradas com segurança, teríamos segurança pública". Vale a pena ver o vídeo.
A íntegra do texto:
Sem a graça da entonação de voz do vigoroso jornalista e sem o impacto da exasperação visual de Prates e suas batidas sobre a mesa, ainda assim a leitura, abaixo, do que ele comentou de improviso e sem papel escrito, é interessante. Quantos de nós teriam tido vontade de dizer examente isso?"
A farra das passagens aéreas
Estas passagens - a origem destas passagens - é para que o deputado, parlamentar, possa ir e vir de Brasília para suas bases; esta é a origem e esta é a razão -, tudo que estiver fora disto é orgia com dinheiro público é falta de vergonha na cara de quem usa de modo indevido estas passagens. Teve um safado em Brasília que chegou a dizer que família é sagrada; que família está acima de tudo e por isso ele deu as passagens para que a família viajasse para a Europa!
Quer dizer, neste momento agora, empresários, lojistas e operários - trouxas, trouxas - estão pagando imposto de renda, pagando imposto de renda para gente que não tem vergonha na cara, mandar amigo sirigaitar em Miami, em Paris em Roma, onde quer que seja e não lhes vai acontecer nada, porque este é um povo estúpido que não reage.
Pois se o povo fechasse o pulso e fosse para Brasília destituir os imorais, nós teríamos hospital com condições de atender a população pobre, teríamos colégio de qualidade para os carentes da sociedade brasileira, teríamos estradas com segurança, teríamos segurança pública. Nós seríamos povo de primeiro mundo!Nós pagamos um imposto que ninguém mais paga sobre a terra e o que é que temos em retorno? Orgia de gente que não respeita o dinheiro público, de gente que não tem vergonha na cara, que pega o seu dinheiro e manda sirigaitas para a Europa. Até quando isto vai acontecer? Até a hora que o povo acorde, e reaja e tire do poder quem não devia estar representando o povo.
Safados!"
(Material extaído do Espaço Vital)