José Florêncio de Souza Filho
OAB nº 4548
A cidade de Chapadinha (MA), bem como toda a sua população está de parabéns, com a inauguração e nascimento de mais um Escritório Raimundo Marques Advocacia e Consultoria, escritório este que vem ao longo dos anos, na cidade de São Luis (MA), prestando os mais relevantes serviços em defesa dos cidadãos que o procuram, para fazer valer os seus direitos perante a Justiça, e com isto contribuindo para uma maior efetividade do Estado Democrático de Direito.
O novo Escritório Raimundo Marques Advocacia e Consultoria, disso nós temos certeza, terá como missão, prestar serviço com ética, agilidade e espírito de equipe de seus advogados e advogadas, visando à plena satisfação do cliente e construindo uma relação de confiabilidade. Como visão, ser referência no campo da Assessoria e Consultoria Jurídica, atuando em Chapadinha, São Luis, Estado do Maranhão e Brasília (DF), nas causas em grau de recurso, com uma equipe qualificada, comprometida e consciente do seu papel.
Acreditamos que esta equipe de profissionais que trabalhará agora, também, em Chapadinha, assumirá compromissos com a dignidade, independência e ética:
Dignidade porque os advogados têm que andar de cabeça erguida. A advocacia é uma carreira prevista na Constituição do país. Quantas carreiras têm sua previsão na Constituição do país? E ainda, como função essencial à Justiça? Então, é uma carreira de muita dignidade.
O advogado que não atua com independência não é um bom advogado. Ele tem que ter dignidade, andar de cabeça erguida para ter exatamente a independência de agir de acordo com suas convicções, com os parâmetros da Constituição e com as leis do país.
E o advogado digno é o advogado ético. É aquele que jamais agirá de uma maneira incorreta ou espúria. Esses três compromissos devem ser levados por toda a vida. É obvio que também são compromissos que não são apenas dos advogados, mas de todos os seres humanos. Porém, na carreira da advocacia, que é uma função essencial à Justiça, isso é mais necessário ainda.
No trabalho que será realizado no escritório, os advogados irão se deparar com as desigualdades e injustiças sociais.
Rui Barbosa, considerado o patrono dos advogados, fez um famoso discurso, “Oração aos Moços”, que por motivo de saúde não pode proferir em pessoa, em 1921, perante a Turma de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo/SP, situada no Largo de São Francisco, no qual destacamos um trecho que fala sobre o Direito de Igualdade, a saber:
“(...) A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura.
Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem.
Esta blasfêmia contra a razão e a fé, contra a civilização e a humanidade, é a filosofia da miséria, proclamada em nome dos direitos do trabalho; e, executada, não faria senão inaugurar, em vez da supremacia do trabalho, a organização da miséria.
Mas, se a sociedade não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educação, atividade e perseverança. Tal a missão do trabalho.
Os portentos, de que esta força é capaz, ninguém os calcula. Suas vitórias na reconstituição da criatura mal dotada só se comparam às da oração.
Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar-se d’alma pelo contato com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo onde labutamos. (...)”
Com estas palavras de Rui Barbosa, Dr. Raimundo Marques, senhoras e senhores aqui presentes, faço as minhas considerações finais, citando a passagem bíblica contida no livro de Filipenses 4: 6 – “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus”, e também do livro de Salmos 128: 1 e 2 – “Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem”.
Assim, suplicamos em oração a Deus, para que o Escritório Raimundo Marques Advocacia e Consultoria cumpra a sua missão, tendo como visão ser referência na cidade de Chapadinha, procurando a plena satisfação dos seus clientes, construindo uma relação de confiabilidade, através de um trabalho profícuo, mediante a ação contínua de cada advogado no esforço de melhorar a si mesmo e sobre o mundo onde labutamos. Com três palavras expressamos o nosso desejo, SUCESSO, SUCESSO e SUCESSO!