Os parlamentares tiveram um desempenho ainda pior nas eleições municipais de 2008 em relação à última escolha de prefeitos. Eles não assumirão o comando de nenhuma capital.
Em 2004, o índice de sucesso dos congressistas foi de 22,0%, quando tiveram foram eleitos 20 dos 91 parlamentares que enfrentaram a maratona eleitoral nos municípios. Foram 18 deputados e dois senadores.
Com o resultado do segundo turno hoje (26), os parlamentares devem assumir apenas 18,9% das vagas que disputaram. Dos 95 congressistas, só 18 deputados foram eleitos para as prefeituras. Nenhum senador teve sucesso.
Entre os eleitos, só 16 assumirão o posto principal das prefeituras – o que reduziria o índice de sucesso dos congressistas para 16,8%. Dois deputados foram eleitos vice-prefeitos, todos neste domingo.
Hoje (26), foram eleitos os seguintes membros da Câmara: Neucimar Fraga (PR), em Vila Velha (ES), Custódio de Matos (PSDB), em Juiz de Fora (PSDB), e Carlito Merss (PT), em Joinville (SC).
Frank Aguiar (PTB) assume a vaga de vice do ex-ministro da Previdência Luiz Marinho (PT), em São Bernardo do Campo (SP). Carlos Sousa (PP) é o vice de Amazonino Mendes (PTB), em Manaus (AM).
Troca no Congresso
Com a saída dos deputados, outros assumirão seus postos na Câmara. Veja os eleitos neste domingo e quem são os suplentes que desembarcam em Brasília a partir de 1º de janeiro.
Quem sai
Partido
Quem entra
Partido
Neucimar Fraga, eleito em Vila Velha (ES)
PR
Lucínio Castelo
PSB
Custódio Mattos, eleito em Juiz de Fora (MG)
PSDB
Jairo Ataide Vieira
DEM
Carlito Merss, eleito em Joinville (SC)
PT
Jorge Leonardeli Boeira
PT
Frank Aguiar, vice em São Bernardo do Campo (SP)
PTB
Benedito Alves Ferreira
PTB
Carlos Sousa, vice em Manaus (AM)
PP
Ari Jorge Moutinho Jr.
PMDB
Com a dança das cadeiras no primeiro e no segundo turno, o saldo para as bancadas no Congresso será que a base governista ficou reduzida em um único parlamentar.
Como resultado, a oposição vai ganhar uma vaga, como o saldo de dois novos deputados do DEM e um parlamentar a menos do PSDB na Câmara.
O PTB foi a bancada que mais se beneficiou desse troca-troca de suplentes. Ganhou três congressistas, enquanto o PR perdeu três.
O PMDB ganhou uma vaga e continua a grande bancada da Câmara, agora com 97 deputados. O PT perdeu um deputado e a segunda bancada da Casa ficará com 78 parlamentares.
O PCdoB perdeu um parlamentar, assim como o PP. O PDT ficou com saldo zero entre eleitos e suplentes que chegam a Brasília.
Apesar de tímidas, as mudanças partidárias são importantes paras as votações apertadas e para a disputa por cargos na eleição da Mesa da Câmara em fevereiro de 2009. Para a composição das comissões, nada muda até 2011. (Eduardo Militão)
Os deputados derrotados neste domingo
Fernando Gabeira (PV), em Rio de Janeiro
Leonardo Quintão (PMDB), em Belo Horizonte (MG)
Aldo Rabelo (PCdoB), vice na chapa Marta Suplicy (PT), em São Paulo (SP)
Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre (RS
Walter Pinheiro (PT), em Salvador (BA)
Flávio Dino (PCdoB), em São Luís (MA)
Lídice da Mata (PSB), vice na chapa de Walter Pinheiro, em Salvador (BA)
Rômulo Gouveia (PSDB) Campina Grande (PB)
Luiz Carlos Hauly (PSDB), em Londrina (PR)
(Com informações do site Congresso em Foco)