quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Anomalia

O governo da Itália decidiu considerar esgotadas todas as negociações com o Executivo brasileiro e apostar todas suas fichas no STF para obter a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana pelo assassinato de quatro pessoas.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a convocação do embaixador da Itália em Brasília, Michele Valensise, ocorreu com duas intenções. Uma política, demonstrando "amargura" e "decepção" pela decisão do governo brasileiro de conceder refúgio a Battisti. A outra foi operacional, para definir as formas de atuação junto ao STF.

Segundo O Estado de S. Paulo, o Ministério das Relações Exteriores italiano confirmou a ordem para que o advogado que representa o governo no país “percorra todas as opções do ordenamento jurídico do Brasil que possam conduzir ao objetivo de conseguir a extradição de Battisti.

O ministro Tarso Genro afirmou que é uma anomalia reformar sua decisão. “Se o Supremo mudar essa orientação, será uma anomalia institucional muito grande”, afirmou Tarso Genro a O Estado de S. Paulo.